sábado, 17 de dezembro de 2011

Que sofrimento!...







O FC Porto versao 2011/2012 está definitivamente talhado para fazer sofrer os adeptos. Desta vez o sofrimento teve um final feliz e o meu clube conseguiu levar de vencida o Marítimo com uma vitória por 2-0.

O onze inicial foi o esperado, embora eu tivesse preferido a titularidade de Defour em vez de Belluschi.

O jogo acabou por ter pouca história, o domínio do Porto foi pura e simplesmente avassalador, a equipa chegava com muita facilidade à grande-área contrária, por vezes de forma muito consentida outras nem por isso, mas acabava sempre por falhar no último passe ou no remate. Durante a época passada tínhamos um jogador chamado Falcao que acaba por resolver sempre neste tipo de jogos coisa que Kléber parece, neste momento, totalmente incapaz de fazer.

A primeira parte acabou com a expulsao (mais que justa) de um elemento do Marítimo e o que se viu durante a segunda-parte foi algo muito pouco parecido com um jogo de futebol. Praticamente só havia uma equipa em campo. Lembram-se do célebre Barcelona-Inter de Mourinho? Pois neste caso foi ainda pior.

O tempo ia passando, as oportunidades falhadas sucediam umas a seguir as outras. O fantasma do Olhanense-Porto e do Porto-Zenit pairava no ar...Mas eis que aos 80 minutos, ironia do destino, surge o primeiro golo por...Cristian Rodriguez.
Sim leram bem, Cristian Rodriguez que tinha entrado para o lugar de Djalma (que nulidade de exibicao do angolano em quem eu tantas esperancas tinha depositado...) marcou o primeiro golo do Porto, após passe de Belluschi, que provocou um enorme "Uff..." em todos os portistas por esse Mundo fora. O resultado final surgiu no minuto seguinte através de auto-golo da equipa madeirense.

Notas finais:

- exibicao aceitável: a equipa conseguiu construir jogo de forma muito fluída e segura, mas tantas oportunidades falhadas costumam pagar-se caro. Já aconteceu no Porto-Zenit (que nos custou a módica quantia de 3 milhoes de euros) e hoje nao esteve longe de voltar a acontecer;


- finalmente um golo que surge da marcacao de um pontapé de canto!;

- ficou por marcar um penalty escandaloso sobre Belluschi;

- por falar em Belluschi...como é possível falhar um golo daqueles?! Já pareces o Cardozo...;


- Vítor Pereira voltou a acertar nas substituicoes. A entrada de Cristian Rodriguez revela muita coragem do treinador, principalmente após as notícias que vieram a público esta semana sobre a relacao entre ambos;

- será que após este golito conseguimos vender o C. Rodriguez em Janeiro evitando que saia a custo zero no final da época?;

- Djalma foi fraco...muito fraco;

- foi o segundo jogo que vi de Iturbe e até agora gostei MUITO do que vi...;

- e já lá vao 52 jogos sem perder para o Campeonato. Primeiro lugar, melhor ataque...nada mau para uma equipa que está em "crise"...

(peco desculpa pelas falhas na acentuacao, mas estou a escrever este texto num computador estrangeiro)

Feliz Natal

  • Nolito tem de jogar mais vezes.
  • Emerson fez o melhor jogo pelo Benfica.
  • Aimar = Classe
  • Saviola ainda não 'morreu' e acho-o muito importante na dinâmica ofensiva.
  • Rio Ave tem um belo ataque, principalmente Atsu e Yazalde.F
E já estamos no facebook!

Feliz Natal :)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Europa p'ra homens rijos!!!

Liga dos Campeões
Lyon - APOEL
Nápoles - Chelsea
Milan - Arsenal
Basileia - Bayern
Leverkusen - Barcelona
CSKA - Real Madrid
Zenit - Benfica
Marselha - Inter Milão


Na Champions não há jogos fáceis, mas eu queria uma equipa russa, e o sorteio lá me fez a vontade. Isto é tudo teórico, mas penso que dos possíveis adversários, os mais acessíveis seriam as duas russas, de entre as quais preferia o CSKA. É Zenit, que já deixou o Porto fora da competição, e será um osso duro de roer. Ainda assim, penso que o Benfica tem tudo para passar aos quartos-de-final.
Os jogos grandes são, claramente, o Milan vs Arsenal e o Nápoles vs Chelsea.


Liga Europa

FC Porto - Manchester City
Légia Varsóvia - Sporting
SC Braga - Besiktas
Ajax - Manchester United
Lokomotiv Moscovo - Atlético Bilbau
Salzburgo - Metalist Kharkiv
Stoke City - Valência
Rubin Kazan - Olympiakos
AZ Alkmaar - Anderlecht
Lazio - Atlético Madrid
Steaua Bucareste - Twente
Viktoria Plzen - Schalke 04
Wisla Cracóvia - Standart Liége
Udinese - PAOK
Trabzonspor - PSV Eindhoven
Hannover 96 - Club Brugge


Sortes diferentes para os 'tugas'. Porto com um adversário muito complicado. Talvez a equipa mais difícil da competição, a par do outro Manchester. Já o Sporting teve sorte no sorteio, com o clube polaco a ser 'peanuts' para os leões. O azar vem depois... Se o Sporting passar, jogará nos oitavos com o vencedor do duelo Porto vs Man City!!!
O Braga tem um duelo equilibrado. Carvalhal regressa a Portugal (e ao Braga) com mais alguns pupilos da nossa nação, mas os minhotos parecem-me capazes de os despacharem. E se tal acontecer, o próximo adversário será do jogo Lazio vs Atlético de Madrid. Nada fácil...
O jogo a seguir com atenção, além do Porto vs Man City, será o Ajax vs Man Utd.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Vitória sofrida, mas MUITO importante!

Num campo complicadíssimo, onde foi eliminado da Taça de Portugal, o Benfica ganhou três preciosos pontos para o campeonato, mesmo ao cair do pano. Depois de um falhanço escandaloso (mesmo tendo sido assinalado fora-de-jogo à posteriori), Cardozo facturou e voltou a entregar uma vitória ao clube da Luz.
Jorge Jesus voltou com a sua 'basófia', dizendo que duvida que mais alguma equipa consiga ganhar nos Barreiros. Mas a verdade é que vai ser mesmo complicado. O Marítimo provou, mais uma vez, ser uma equipa a ter em conta nesta época... Ah, e perdeu todo o meio campo para o jogo do Dragão! Isto, só para lançar o caos!!! :)

Outra curiosidade! O Benfica marcou em todos os jogos (25) realizados esta época. Bom historial.

Carrega Glorioso!!!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Soma e segue!

Primeiro do grupo. Um dos três clubes invencíveis na Champions - mais os poderosos Real Madrid e Barcelona! Segunda melhor defesa da prova. Parabéns Benfica.
Ontem fomos razoáveis, fizemos apenas o suficiente para levar de vencida um fraco Otelul. Mas a jogada do golo, o passe do Gaitán........ genial. Não pedi prenda nenhuma ao Pai Natal, apenas que ninguém nos leve o Nico!

Continuando na Liga dos Campeões, só eu é que achei a passagem do Lyon muito estranha? Vejam o comportamento da defesa e guarda-redes do Zagreb nos golos franceses e vejam também os golos anulados ao Ajax. No mínimo... estranho.

Ah, e a liga milionária não se jogará mais, esta época, para os lados de Manchester...

Venha o sorteio.
Saudações gloriosas :)

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Hoje sim, fomos PORTO...

...mas nem isso foi suficiente.


o jogo de hoje teve sentido único


Para quem não teve oportunidade de ver o encontro de hoje entre F.C. Porto e Zenit que terminou empatado a 0 golos, o quadro que acima apresento penso ser bastante elucidativo relativamente ao que se passou em campo. A equipa do Zenit praticamente não existiu, com a excepção de Malafeev, o guardião da baliza russa que efectuou um bom punhado de excelentes defesas. Danny, por exemplo, mostrou que tem bem mais jeito para imitar cães do que para jogar futebol. E imitar cães é coisa que com aquele "focinho", diga-se de passagem, torna-se bem mais fácil.


Mas, first things first.


Vítor Pereira repetiu pela terceira vez consecutiva o 11 inicial - escolha acertada, a meu ver - dando razão à velha máxima do futebol que nos diz que em equipa que ganha não se mexe.
O Porto mostrou a mesma atitude dos jogos mais recentes e aos 15 minutos já tinha obrigado Malafeev, o diabólico Malafeev a realizar duas grandes intervenções. As primeiras de várias ao longo do jogo.
O único perigo do Zenit parecia vir do lado esquerdo do seu ataque onde Danny tinha pela frente o adaptado Maicon. Perigo que aliás se provou ser totalmente inócuo. Maicon ameaça tornar-se numa aposta ganha de Vítor Pereira e todos os duelos que travou com Danny durante o jogo tiveram o mesmo desfecho: o jogador português acabava invariavalmente no chão, como um cão resignado.

Mais Porto, mais ataque, mais Malafeev.

Na segunda-parte Vítor Pereira foi arrojado tacticamente, retirou o inconsequente Defour fazendo entrar Kléber. James Rodriguez ficou assim com a frente do meio-campo para si. Opção que se revelou acertadíssima e que mostrou bem o talento que este jovem colombiano tem nos pés.
Os minutos passavam, o Porto não marcava e a equipa acabou por perder o discernimento enquanto o Zenit já defendia com 11 homens atrás da bola e rezava aos Deuses para que o jogo terminasse. Assim sucedeu e o meu Porto acabou afastado da Liga dos Campeões. Tanta falta que tu fazes grande Falcao...

Se tivesse sido só pelo jogo de hoje, não teria dúvidas em afirmar que este afastamento foi injusto, mas antes deste jogo houve outros onde a equipa pura e simplesmente não existiu. E não vale a pena enfiar a cabeça na areia: este grupo era fácil e perfeitamente ao alcance do F.C. Porto do passado recente.

Financeiramente falando, este afastamento vai ter certamente consequencias negativas a curto prazo e temo bem que a reabertura do mercado de transferencias me vá dar razão. Na vertente desportiva no entanto, eu prefiro muito mais ganhar a Liga Europa do que chegar aos oitavos ou mesmo quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Este ano já tivemos vários jogos onde a exibição foi bem pior que o resultado. Hoje foi o resultado pior que a exibição.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Adeus Taça de Portugal!

Que grande golo oh Roberto!
Não há muito a dizer. O Benfica nem jogou mal. Não faltaram oportunidades, apenas eficácia. E parabéns ao Marítimo, que é uma bela de uma equipa. Primeira derrota do Benfica em jogos oficiais na época 2011/2012. E é isto...

Benfica, sempre!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Medoooo!

Realizou-se hoje o sorteio da fase de grupos do Euro 2012, que será na Ucrânia e Polónia. Pode-se dizer que a sorte não esteve do lado da equipa das quinas, ao apanhar duas das três melhores selecções da Europa. E do pote 4 também calhou uma das duas melhores que lá estavam. O grupo é assim composto por: Portugal, Alemanha, Holanda e Dinamarca. Tenham medo!!!
Obrigadinho pelo sorteio oh 'cabeçadas'!
Ainda assim, a história diz-nos que passamos à fase seguinte. Tanto nos confrontos com a Dinamarca como com a Holanda as nossas vitórias são mais que as derrotas e empates juntos. No entanto a Holanda actual é das mais fortes dos últimos anos e a Dinamarca passou em primeiro do grupo na fase de qualificação, onde estava... Portugal. E com a Alemanha, nem a história nos safa. Além de ser, provavelmente, a melhor selecção actual.

O único ponto positivo é que, em caso de passagem aos quartos-de-final, seremos emparelhados com o grupo A, o mais ridículo de um Europeu: Polónia, Grécia, Rep. Checa e Rússia.

Os restantes grupos são o C (Espanha, Rep. Irlanda, Itália e Croácia) e D (Ucrânia, França, Inglaterra e Suécia).

Tudo a postos para mais um Euro. Portugal terá três jogos de grande dureza, mas de grande espectáculo. Foi amigável, mas demos à pouco tempo 4-0 à poderosa Espanha... Eu acredito! Força Portugal!!!


E por agora... Carrega Benfica! :)