o jogo de hoje teve sentido único
Vítor Pereira repetiu pela terceira vez consecutiva o 11 inicial - escolha acertada, a meu ver - dando razão à velha máxima do futebol que nos diz que em equipa que ganha não se mexe.Para quem não teve oportunidade de ver o encontro de hoje entre F.C. Porto e Zenit que terminou empatado a 0 golos, o quadro que acima apresento penso ser bastante elucidativo relativamente ao que se passou em campo. A equipa do Zenit praticamente não existiu, com a excepção de Malafeev, o guardião da baliza russa que efectuou um bom punhado de excelentes defesas. Danny, por exemplo, mostrou que tem bem mais jeito para imitar cães do que para jogar futebol. E imitar cães é coisa que com aquele "focinho", diga-se de passagem, torna-se bem mais fácil.
Mas, first things first.
Mas, first things first.
O Porto mostrou a mesma atitude dos jogos mais recentes e aos 15 minutos já tinha obrigado Malafeev, o diabólico Malafeev a realizar duas grandes intervenções. As primeiras de várias ao longo do jogo.
O único perigo do Zenit parecia vir do lado esquerdo do seu ataque onde Danny tinha pela frente o adaptado Maicon. Perigo que aliás se provou ser totalmente inócuo. Maicon ameaça tornar-se numa aposta ganha de Vítor Pereira e todos os duelos que travou com Danny durante o jogo tiveram o mesmo desfecho: o jogador português acabava invariavalmente no chão, como um cão resignado.
Mais Porto, mais ataque, mais Malafeev.
Na segunda-parte Vítor Pereira foi arrojado tacticamente, retirou o inconsequente Defour fazendo entrar Kléber. James Rodriguez ficou assim com a frente do meio-campo para si. Opção que se revelou acertadíssima e que mostrou bem o talento que este jovem colombiano tem nos pés.
Os minutos passavam, o Porto não marcava e a equipa acabou por perder o discernimento enquanto o Zenit já defendia com 11 homens atrás da bola e rezava aos Deuses para que o jogo terminasse. Assim sucedeu e o meu Porto acabou afastado da Liga dos Campeões. Tanta falta que tu fazes grande Falcao...
Se tivesse sido só pelo jogo de hoje, não teria dúvidas em afirmar que este afastamento foi injusto, mas antes deste jogo houve outros onde a equipa pura e simplesmente não existiu. E não vale a pena enfiar a cabeça na areia: este grupo era fácil e perfeitamente ao alcance do F.C. Porto do passado recente.
Financeiramente falando, este afastamento vai ter certamente consequencias negativas a curto prazo e temo bem que a reabertura do mercado de transferencias me vá dar razão. Na vertente desportiva no entanto, eu prefiro muito mais ganhar a Liga Europa do que chegar aos oitavos ou mesmo quartos-de-final da Liga dos Campeões.
Este ano já tivemos vários jogos onde a exibição foi bem pior que o resultado. Hoje foi o resultado pior que a exibição.
7 comentários:
Eu vi o jogo. Só deu Porto. Mas (porque há sempre um 'mas') foi um ataque desenfreado, mais com o coração do que com cabeça. Principalmente o Hulk. Mas isso sempre foi, e sempre disse isto. Nos momentos em que a equipa precisa que alguém decida, é ele o mais apropriado a aparecer. E aparece. Mas quase sempre mal. Inconsequente, remata de todo o lado, guloso. Basicamente, jogador sem cabeça. E agora já não sou só eu que o digo. Até o 'super dotado' do futebol, Luis Freitas Lobo, já o diz. Quem viu o jogo pela Sporttv sabe que não estou a mentir. Mas hoje não foi só ele. A equipa quis resolver rápido e à pressa. E hoje não havia pressa, simplesmente tinha de ser resolvido, mas com calma. Mas jogou bem, apesar de criar poucas ocasiões de golo para o massacre que foi em ataques e posse de bola.
Sobre as estatísticas, algumas curiosidades. Só o Porto atacou praticamente, mas em foras-de-jogo ficou 10-0 (10!!!) para o Zenit. E para quem defendeu o jogo quase todo, fez menos faltas que o Porto. Outra estatística que mostra que estes russos sabem defender, não tivessem um italiano a comandá-los. Tiveram o mesmo números de cartões, o que prova o que eu disse no início, visto os do Porto terem sido, na maioria, por protestos. Ah, e correram mais que os portugueses, e até passaram a maior parte do tempo na defesa.
Quanto a ganhar a Liga Europa, vai sonhando. Este ano não me parece ser um passeio, como na temporada transacta. Estão lá boas equipas (em boa forma), e ainda faltam as da Champions...
O que me preocupa são mesmo os anéis que terão que ser vendidos, para pelo menos ficarem os dedos.
Sem os milhões da CL esta reabertura de mercado promete ser penosa.
Eusébio, quanto à corrida(e pensei nisso quando vi o quadro) só demonstra a superioridade do FCP, pq os outros tiveram que correr muito mais para "tentar" ter bola do que o FCP para a manter, e isto é característico de quem troca bem a bola(o que não digo que foi propriamente o caso do FCP esta noite).
Gostei muito da atitude do James, a demonstrar cada vez mais que é um n.º10 ou segundo avançado e não um extremo.
O Maicon continua inconsequente no ataque, e para isso temos lá o Sapunaru.
Infelizmente foi nos jogos com o Appoel que o FCP perdeu este apuramento, não só pela atitude, ou falta dela, como pela falta de capacidade de dar a volta por cima quando mais necessitava.
Boa sorte para o SLB amanhã.
Eusébio, tenho uma outra leitura...
Mais calma? Calma foi o que o Porto teve contra o Apoel em casa e viu-se no que deu. Acho muito bem que o Porto tenha partido para cima deles desde o primeiro minuto.
Depois os foras-de-jogo mostram bem como "atacou" o Zenit: mal recuperavam a bola era balao para a frente a ver se alguém apanhava.
Esse Freitas Lobo é um gajo que nao gosto nada de ouvir. Tem a mania que percebe mais de bola do que todos os treinadores e questiona e toda e qualquer opcao que ultrapasse a sua ilimitada sabedoria. Além de ser anti-portista, o que nao admira visto que é bracaranse e da altura em que só havia benfiquistas em Braga.
Quanto a Liga Europa, este ano tem equipas boas? E o ano passado nao tinha? Sevilha, Vilarreal, CSKA Moscovo, Benfica, Liverpool, Man City sao fracos?
Esqueci-me de escrever no texto que enerva-me que o Porto nao saiba marcar cantos. Nao ha um UNICO que provoque situacao de perigo.
DC, o Maicon é uma solucao temporária e nao é o Sapunaru que o vai substituir mas sim o Danilo que chega agora em Janeiro, aquele que nos custou 20 milhoes e que espero bem que entre de caras na equipa.
Não tive oportunidade de ver o jogo, mas, pelo que parece, lá vai o Sporting ter de ganhar ao Porto na Europa...tss tss. :)
DC, nunca disse que o Porto não foi superior, nem que as estatísticas não revelavam isso. Mas são interessantes e também provam porque o Zenit conseguiu empatar. Defendem bem, não fosse o treinador italiano.
De resto, de acordo contigo :)
InVictas, quando digo 'calma' não é para não atacarem desde o primeiro minuto. O Porto tinha de fazer isso, e fez bem. É calma, dentro da pressa. Se é que me faço entender... Ir para cima deles e pressionar o jogo todo, como fizeram, mas pensando bem os ataques, para melhor criar oportunidades. Era só bolas para a área e remates para fora. Teve algumas oportunidades, certo. Mas com aquele caudal ofensivo podia e devia ter tido mais, e acabaria por marcar.
E eu referi o Freitas Lobo porque ele teve a mesma opinião que eu. Mas tanto podia ter sido ele ou outro comentador qualquer a dizê-lo. Até porque também não gosto do gaja nem por nada.
Na Liga Europa, as equipas boas que estavam o ano passado não estavam em grande forma (não digo que não houvesse nenhuma). Este ano estão mais e melhores. O Sporting é exemplo disso. Mas há mais... E vêm aí da Champions!
E sim, reparei no mesmo que tu. E não foi só neste jogo. Cantos com o Porto são ZERO! E são pormenores que hoje em dia resolvem jogos. Não é Jubinhas? :p
LOL! ah pois é...o Domingos que o diga...;) e o AVB também sofreu uma quantidade de golos de canto nos primeiros jogos.
No Porto há esta mania ridícula de marcar semrpe os cantos a maneira curta, mesmo quando faltam 5 minutos para o jogo acabar e as nossas "torres" já estao todas na área adversária!
É verdade, gostava de ver o Porto com o paleio do ano passado. "As equipas da Liga dos Campeões não deviam vir para a Liga Europa" :p
Enviar um comentário