terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Mau Benfica, bom Guimarães, Xistra habitual.

Sim, os melhores também perdem.

Podia intitular o texto como fez o InVictas sobre Barcelos, falando da jovem promessa. Mudando o nome ao indivíduo, obviamente. Mas não posso deitar as culpas todas para cima desse animal.

O Guimarães vinha de exibições mais conseguidas, aliadas de vitórias e, por isso, cheio de moral. O Benfica vinha da primeira derrota na Europa, mas no campeonato estava invicto. Sabia-se que este era um grande teste ao líder e, como se viu, não passou.
Um relvado em péssimas condições (porquê?) e um Xistra ao seu habitual nível dificultaram ainda mais as coisas. Mas o Benfica não pode arranjar desculpas. Jogou mal. Não que o Vitória tenha feito um jogo brilhante, mas defensivamente foram guerreiros e unidos. Marcou na única oportunidade de golo, após ressalto. Também conta. E o Benfica foi manso. Controlámos o jogo, passamos a segunda parte no meio campo dos visitados, mas a verdade é que a bola não entrou e saímos da cidade-berço com a primeira derrota do campeonato. E não marcamos golos, depois de 37 jogos sempre a marcar. Mas convém dizer que não marcamos porque também foram raras as oportunidades de golo, ainda que mais e melhores que as do Guimarães, mas...

Já o disse várias vezes e repito: o Emerson não é jogador para o Benfica. Hoje foi dos piores jogos de águia ao peito, quando eu pensava que pior era impossível. Matic parecia ser um bom substituto quando entrava com os jogos resolvidos, mas nestas duas derrotas se viu a falta que Javi Garcia faz àquele meio campo. Nolito é bom, mas não pode jogar sempre. Assim como Jesus percebeu que as condições na Rússia não eram para ele, devia ter percebido que em Guimarães também não eram. E se não percebesse antes do jogo, que o fizesse durante. Mas o gajo permaneceu em campo. Hoje, inconsequente. Witsel devia ter sido titular. Isto já não é bem uma crítica, pois falar no fim é fácil, mas o belga tem de jogar sempre. Já alguém o viu jogar mal? Eu não.

E pronto. Daqui a duas semanas há clássico, com a visita do Porto à Luz, e esta diferença de pontos encurtada só apimentou ainda mais o jogo. Antes disso o Porto recebe o Feirense e o Benfica visita a Académica. O jogo do líder é claramente mais complicado, mas acho que ambos vencem e tudo se manterá para o 'jogo do ano'. E atenção, o Braga entrou na luta!

Sem comentários: