sábado, 3 de março de 2012

Grande Jogo


Antes de mais e apesar de tudo, acho que o jogo de ontem foi uma óptima publicidade ao futebol português: bem jogado; incerteza constante no resultado; golos bonitos; os jogadores portaram-se bem (não vi nenhuma agressão violenta); até os habituais confrontos entre adeptos estiveram ausentes; e ainda mais incrível, no final do jogo, tanto o Presidente do FCP como do SLB começaram as suas declarações realçando o excelente espectáculo a que se tinha assistido e a qualidade demonstrada por ambas as equipas.

Posto isto, vamos directos ao ponto mais sensível: o Benfica foi sem dúvida prejudicado. Lembro-me de várias situações que considero terem sido mal ajuizadas:

- o primeiro amarelo a Emerson é no mínimo discutível;
- o Djalma viu-lhe o segundo amarelo e consequente expulsão ser-lhe perdoada no início da segunda parte;
- quanto à falta para o segundo golo do Benfica, considero um lance muito difícil de ajuizar...é verdade que Djalma toca na bola, mas mesmo assim impede ostensivamente a progressão do jogador do Benfica;
- a bola na mão de Maicon é precedida de bola na mão de Nolito;
- penalty por assinalar por mão de Cardozo;
- Janko fez 3 ou 4 vezes a mesma falta e não viu nenhum amarelo;
- expulsão perdoada a Maxi Pereira no último segundo do jogo.

Apesar de todos estes casos, nenhum deles é tão grave como um golo mal validado ou mal invalidado, pois essas são as únicas situações que objectivamente têm influência no resultado. Um penalty tanto pode dar golo como não dar, uma expulsão pode não ter necessariamente influência no desenrolar da partida, agora um golo mal validado é objectivamente um erro grave. E ainda mais grave é quando nasce de um erro tão clamoroso como o de ontem.

Confesso que tenho uma enorma dificuldade em perceber como é que o árbitro auxiliar não vê que Maicon e Otamendi estão em posição irregular. Trata-se de um lance de bola parada em que o árbitro não precisa de olhar para o jogador que vai cobrar o livre, ele pode ter os olhos postos no último defesa do Benfica e ouvir quando é que a bola é rematada. Não acredito que o erro tenha sido premeditado, o que é ainda mais chocante, pois é inadmissível a falta de competência deste assistente que irá estar presente no Euro 2012.

Por tudo o que se viu durante o jogo, o empate teria sido o resultado mais justo. No entanto considero que Vítor Pereira foi mais ambicioso que Jorge Jesus: a entrada do James por si só seria relativamente normal (e que grande jogo que este jovem prodígio voltou a fazer), mas a saída de Rolando é que mostrou uma coragem até agora nunca vista no técnico portista. Substituição acertada como o desenrolar da partida veio a mostrar. Também a gestão de esforço dos jogadores de Vítor Pereira terá sido mais acertada que a de Jorge Jesus: este último optou por colocar Garay mesmo sabendo que ele vinha "tocado" da selecção. O joelho do argentino acabou por ceder obrigando Jesus a substituí-lo; já Vítor Pereira, adivinhando que seria a fase final do jogo a decidir tudo, poupou o seu trunfo na primeira parte (James Rodriguez) para o poder lançar na recta final da partida.

A equipa do FCP esteve no geral toda relativamente bem, destacaria James e Fernando comos os melhores. Djalma terá sido porventura o elemento mais apagado.
Quanto ao Benfica, foi mais uma grande exibição de Cardozo e mais uma bem apagada de Gaitan.

Nada está decidido nas contas pelo título, evidentemente, havendo ainda 27 pontos em disputa.

1 comentário:

Leandro Gomes disse...

Finalmente um bom comentário azul-e-branco. É bom saber que há portistas assim. O futebol português ganha com isso...

Foi, de facto, um grande jogo, ou não estivéssemos perante as duas melhores equipas portuguesas. Continuo a dar atenção especial ao Braga, mas Benfica e Porto são o Real Madrid e Barcelona portugueses, sem dúvida.

Como benfiquista, acho que o Benfica foi prejudicado. Em alguma dualidade de critérios (como a não expulsão do Djalma e expulsão do Emerson, que bem referiste) e principalmente na questão do terceiro golo do Porto, o golo da vitória. É mesmo essa a questão. O passe veio de bola parada. Não há desculpa!!!

Nada está decidido, mas quase. O Porto ontem não conquistou 3, mas 4 pontos ao Benfica. Portanto, para o Benfica sonhar com o título tinha de vencer praticamente tudo o que falta e esperar dois deslizes do Porto. É possível, mas difícil. O Porto, mesmo agora que está melhor, ainda não joga o que jogava (por exemplo o ano passado) e pode perfeitamente perder alguns pontos. Mas, será que o Benfica ganha os seus? É que não ganhou nenhum dos últimos 4 jogos...

Mas têm de levantar a cabeça, passar aos quartos-de-final da Champions, ganhar em Paços de Ferreira e nunca mais convocar o Emerson. Assim, volto a sonhar...