terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sport Europa e Benfica

Gostei do Benfica de hoje. Não, não foi um jogo deslumbrante, nem sequer perto andou do Benfica recente, o da época do título, mas foi tremendamente eficaz, frio e de qualidade 'Champions' garantida! Nem sempre se pode jogar bem, não são todos os jogos para massacrar e aplicar o já apelidado 'rolo compressor'. Não. Também há jogos que são para ganhar. Este era um deles...
O surpreendente Basileia estava no primeiro lugar do grupo, empatado com o Benfica. Num grupo com o Man Utd, que ainda vem por aí acima, portanto, a discussão seria entre portugueses e suíços. O jogo de hoje mostrou que os portugueses estão e são melhores e já ganharam uma bela vantagem. Faltando dois jogos em casa, com o adversário de hoje e ainda o 'outsider' do grupo, o Otelul, o Benfica está em excelente posição para seguir em frente. Agora lidera sozinho e afastou a tal luta de apuramento para suíços e ingleses. E mais, com alguma sorte pode perfeitamente ganhar o grupo, o que seria ouro sobre... vermelho!

Jesus tem um plantel melhor que o do ano passado, é certo, mas o treinador também melhorou alguns aspectos. Está mais terra-a-terra, mais realista. Até no discurso está bem melhor. O Benfica beneficia bastante disso, pois o ano passado o estatuto de campeão subiu-lhe à cabeça e foi, também, no psicológico que perdemos o campeonato, que saímos precocemente da Liga dos Campeões, que perdemos o lugar na final da Liga Europa para o Braga e que perdemos o mesmo lugar na Taça de Portugal para o Porto. Isto, sem tirar mérito aos adversários das várias competições. Errou hoje, na expulsão desnecessária e infantil, o que prejudica o clube para o próximo jogo, não menos importante, mas esta época o saldo é positivo no que a JJ diz respeito.

Vou-me debruçar um pouco sobre os jogadores...
Rodrigo, a surpresa da Suíça. Não só hoje, mas também, tem mostrado que se aparecer uma boa proposta por Cardozo, o Benfica pode aceitar sem pensar muito no sucessor. A simulação no primeiro golo é de génio. Aliás, toda a jogada, que golo!
Gaitán, a próxima jóia a sair da Luz. É certinho! Que jogador... Tecnicamente evoluído e cada vez mais inteligente e jogador de equipa. Vai deixar saudades.
Bruno César, o 'gordo e lento'! Ok, não é o melhor jogador do mundo, nem sequer do plantel, provavelmente nem estarás na maioria dos 'onzes' do Benfica nesta época. Mas está mais que visto que é daqueles jogadores com faro de golo, que aparece bem na área, que chuta bem, que procura o golo. Uma equipa que quer ganhar tem de ter jogadores assim. Como também o é Nolito... que luta entre os dois!
Witsel, a melhor contratação do Benfica? Parece-me que sim. 
Finalmente Artur. Depois de uma época com Roberto na baliza, sei que seria fácil um guarda-redes, mesmo que medíocre, fazer esquecer o espanhol. Mas o brasileiro não fez só isso. Dá segurança, faz defesas que valem pontos e mantém o Benfica de moral em alta para atacar despreocupado. A fazer lembrar Quim. Com quem fomos campeões...

Ao contrário do ano passado, temos Benfica de Champions!

9 comentários:

InVicturioso disse...

Foi sem dúvida um Benfica ao mais alto nível Europeu que demonstrou ser muito superior ao adversário com o qual em teoria disputaria o segundo lugar. Em teoria, pois da maneira que o Manchester anda a jogar, nao me admiraria nada de ver o SLBenfica a passar em primeiro lugar.
Mas esta pareceu-me mesmo ser a melhor notícia, a pior foi que a exibicao nao foi nada de especial (foi q.b.), Emerson foi expulso deixando uma enorme incognita para quem será o seu substituto no próximo jogo (relembro que Capdevilla nao foi inscrito na Champions) e também nao menos grave Jesus foi expulso...

Confesso que os jogadores que mais me encheram as medidas neste jogo, foram precisamente os jogadores do sector que nao referiste: o Benfica possui a melhor dupla de centrais a actuar em Portugal e pior ainda (para mim que sou portista) o melhor guarda-redes.

Leandro Gomes disse...

Não ia referir a equipa toda num jogo que, como bem disseste, não teve grande exibição do Benfica. Além disso, Luisão não é uma novidade. Nunca foi o melhor central tecnicamente, mas sempre foi necessário e importantíssimo. Grande líder, grande classe! Garay mostrou, também ela ser uma bela aquisição, e sim, entende-se muito bem com o 'gigante'.

Também acho ser a melhor dupla em Portugal, não o referi porque além de ainda ser cedo, poderia ser o meu 'benfiquismo' a falar mais alto. Mas vejo que a minha isenção esteve presente, dada a tua opinião. Mas referi o caso do Artur, excelente. E disse que tínhamos muito melhor equipa que no ano passado, até melhor que no ano do título. Hoje, o banco metia medo a muitos adversários: Nolito, Cardozo, Eduardo, Saviola, Matic. Tudo possíveis titulares... agrada-me!

InVicturioso disse...

Muita audácia do Jesus por o Rodrigo a titular!...

Carlos Rodrigues disse...

A colocação do Rodrigo a titular é das tais opções do treinador que, se corre bem, pode chamar a si os louros pela aposta. Se corresse mal e o Benfica de hoje perdesse na Suíça, iam todos cair em cima do JJ. Para sorte dele (e consequentemente do Benfica) correu tudo bem... O Rodrigo mostrou grande inteligencia na simulação do primeiro golo... e o Cardozo (atirado para o banco) até teve tempo para entrar e matar o jogo.

Caso típico de "tudo está bem, quando acaba bem". Acho que este resultado veio abrir óptimas perspectivas ao Benfica, que pode garantir o apuramento para os Oitavos da Champions já à 4ª jornada, bastando para isso que vença o Basileia em casa, algo que já mostrou ter mais do que capacidade para fazer. Mas também é preciso manter a humildade e o trabalho e não embandeirar em arco. Ainda há muito trabalho pela frente e é imperioso ganhar o próximo jogo, para visitar Old Trafford a liderar o grupo e colocar alguma pressão no Man United.

Vejamos o que faz o FCP amanhã, sou da opinião de que irão vencer sem grandes dificuldades o APOEL...

Jubas Indiscreto disse...

Ontem, o Benfica deu um passo decisivo para o apuramento para os 8avos de final da Champions. Na vitória sobre o Basileia, foram dois esquerdinos que se evidenciaram: Bruno César e Óscar Cardozo.
A prestação de BC em terras helvéticas serviu para dissipar eventuais dúvidas no confronto interno que tem animado a massa simpatizante que se pinta de vermelho e branco; - BC e o seu faro para o golo Vs. Nolito com a sua garra e diagonais a fazer lembrar David Villa.
Os moçoilos têm alternado a preferência de JJ para iniciar as partidas, embora ache que o Brasileiro tem feito tudo ao seu alcance para ganhar vantagem, sendo que o golo de ontem igualou as contas neste capítulo. Seis para BC, outros tantos para o Espanhol.
Mas jogador que me enche as medidas, pela postura dentro e fora de campo é Witsel. De uma humildade tremenda, não perde tempo a bajular-se pelo êxito na terra das estâncias de ski. Direccionando a sua atenção para o próximo confronto europeu, na Luz, demonstra um tremendo respeito pela capacidade do Basileia fora de caso, relembrando o sucesso alcançado em Old Trafford, mas sem esconder a vontade e confiança na conquista, em casa, dos três pontos…e nunca esquecendo os adeptos!
Só espero que JJ tenha capacidade de se reinventar, como alias tem feito desde o início da presente época; - já que não pode ocupar o seu lugar no banco. A ver vamos como são as instruções passadas aos jogadores… de relembrar que JJ é um acérrimo defensor dos meios de comunicação alternativos, e não lhe cabe na cabeça a ideia de orientar o 11 sem estar, de alguma forma, conectado com os seus adjuntos.
Em relação a Cardozo…igual a si próprio, e que bem lhe soube marcar tendo saltado do banco!
No que toca aos guarda-redes, só tenho pena que Artur tenha anulado uma solução válida para a baliza da nossa Selecção…mas a culpa também é do Eduardo, veio cheio de ‘galifonia’ quando tinha outras alternativas e agora…já foi!
Foi um bom serão futebolístico. O Benfica mostrou como se faz…hoje temos o Porto e amanhã os leões são soltos em debandada…tomara que façam o mesmo!!

InVicturioso disse...

Bem, vamos la por alguma agua na fervura...

Gaitan...um jogador muito habilidoso com excelente técnica e boa visao de jogo, mas falha demasiados remates na minha opiniao, isto tendo em conta que joga a extremo...

Aimar...enfim, nao há muito por onde criticar este "mágico" só o facto de já nao ser propriamente um jovem e nao aguentar um jogo inteiro ao mesmo nível.

Witsel...chamem-me cego, chamem-me o que quiserem, mas este jovem ainda nao me convenceu. E arrisco-me mesmo a dizer que num meio-campo com Aimar, Gaitan, Bruno Cesar/Nolito ele é o elo mais fraco (evidente que de "fraco" nao tem nada...)

E estou para ver como é que o Jesus vai resolver o problema da lateral. Luis Martins?!? Ou melhor ainda...Cesar Peixoto?!?!?!(MEDO!!)

Nao sei nao...

A noite de hoje seria linda e magnifica se á vitória do meu Porto juntássemos uma derroto do Zenit na Ucrania...

Leandro Gomes disse...

Pois, não acho que o Gaitán não saiba rematar, só que ele tenta muito golos de belo efeito, e nisso é ineficaz, porque por vezes um remate forte é mais preciso que um golo ao ângulo.

O Aimar, de facto, só peca fisicamente... é um génio da bola.

Quanto ao Witsel, não entendo como não vês ali um fora-de-série, sendo tu bom apreciador de futebol, do verdadeiro. O Witsel só não é excelente para os apreciadores dos Quaresmas, que só querem ver circo, fintas e cuecas. Para esses, ele é péssimo. Mas para quem vê futebol, não. Tacticamente, se não é perfetio está lá quase. Repara nas movimentações, no posicionamento, nas recuperações de bola, no passe certeiro, na visão de jogo, na raridade que é perder uma bola e, principalmente, no que faz os outros jogarem. Para mim, sem tirar importância a todas as posições, é o motor da equipa deste ano. Assim como era Ramires, na época do títtulo, e também não dava nas vistas. O Witsel faz a ligação defesa/ataque de uma forma eficaz, como poucos. Mas gostos não discuto, respeito.

Na lateral esquerda penso que será um dos centrais. Miguel Vitor ou Fábio Faria. Vamos ver...

Carlos Rodrigues disse...

Fabio Faria nao será, que está no Paços de Ferreira emprestado... e ainda bem que não será! Eu aposto mais em Miguel Vitor... se bem que qualquer decisão que seja a tomada terá que ser aceite, mas será sempre um risco grande...

Leandro Gomes disse...

Eish! Pois é. Nem me tinha lembrado... Então a minha aposta vai para Miguel Vitor!