segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ainda não é desta, Sr. Presidente?

Passaram 2 dias, desde que o meu clube sofreu uma das mais vergonhosas derrotas do seu passado recente.
Sim, porque uma coisa é perder 5-0 em Londres com o Arsenal em grande forma, outra é perder 3-0 com a Académica, ou seja, é infinitamente pior.



O facto de termos sido eliminados da Taça, por si só, não me deixa mágoa nenhuma.
É sabido que tanto adeptos como direcção do F.C. Porto possuem um certo desprezo relativamente a esta competição. Ela é o símbolo daquilo que mais odeio no nosso País: o centralismo bacoco e decadente. Portugal que é sem dúvida o país mais centralista da Europa Ocidental.
Já o nosso querido Eça de Queirós dizia: "Portugal é Lisboa e o resto é paisagem". E desde esse tempo pouco ou nada mudou.

Mas adiante.

Vítor Pereira deve ser um negociador ainda mais talentoso que Pinto da Costa.
Como é possível que o Presidente que mais percebe de futebol no Mundo, ainda acredite nele?
É evidente que todas as grandes equipas tem dias maus e realizam maus jogos. No entanto, o MEU Porto, habituou-me a reagir a maus jogos com exibi
ções de raça (nem sempre boas) e de grande atitude nos encontros seguintes. Ora o que eu vejo neste Porto, é que de jogo para jogo a equipa piora. E quando pensávamos que já tínhamos atingido o fundo, eis que aparece Vítor Pereira para provar que o medíocre não tem limites. Obrigado Mister.

Entre os adeptos portistas, o nome de Vítor Pereira aparece vários vezes associado ao nome de Octávio Machado. As semelhanças são evidentes. Mas estou tentado a considerar Vítor Pereira ainda pior. É que com Octávio Machado, mesmo jogando mal, via-se raça, além de termos passado a fase de grupos da Champions League.
É certo que ainda estamos "vivos" na Liga dos Campeões, mas neste momento, com exibi
ções deste calibre, acredito que é o próprio apuramento para a Liga Europa que está em risco.

Há um clima de suspeição e de instabilidade no ar desde o início da época fruto de diversas situa
ções que não foram devidamente esclarecidas, das quais sublinho:

- os negócios inexplicáveis de Alex Sandro e Danilo, que podendo ainda vir a ser um enorme sucesso, são de um risco enorme e pouco habitual nesta direcção;

- a saída de AVB foi realmente surpresa ou foi tudo teatro e a direcção já estava a contar com os 15 milhões?

- sendo já certa a saída de Falcao, como foi possível não contratar um ponta-de-lança com credenciais?

- como se explica a vergonhosa situação do atraso no pagamento de Mangala e Defour?

- tendo Walter ficado no plantel, como se explica a sua exclusão da Liga dos Campeões?

- porque é que a direcção ainda não veio este ano uma única vez a público defender o treinador? E se não o defendem, porque é que ele ainda é treinador do F.C. Porto?

São dúvidas a mais, incertezas a mais para um clube que nos habituou a algo bem diferente.

Faltam 2 dias para o jogo na Ucrânia com o Shaktar.

Faltarão 2 dias para Vítor Pereira sair do Porto?





9 comentários:

DC disse...

já passaram 2 semanas desde o momento ideal para despedir este treinador.

a pausa para selecções seria a melhor altura para ir buscar o Pedro Emanuel, ou o Jorge Costa.

Agora, e antes do jogo com o SCB será demasiado complicado.

Como diria sua Ex.ª o Presidente da República(referindo-se obviamente a outras pessoas) "É esperar que morra"(aqui em sentido figurado, obviamente)

InVicturioso disse...

caro DC, nem mais...

nao consigo perceber o porque de PdC querer manter este treinador...

Leandro Gomes disse...

Primeiro, e apesar de concordar com o centralismo existente no país, essa da Taça de Portugal ser o exemplo desse facto, é tanga. E o Porto despreza (sabe-se lá porquê) é a Taça da Liga. Ainda o ano passado esmeraram-se bem para a vencer. E como o ano passado, todos os outros. Não é a Taça onde poupam jogadores, isso é na outra.
Mas adiante...

Vitor Pereira é treinador do Porto por várias razões. A principal é ter sido uma escolha do Pinto da Costa. Esse gajo dar o braço a torcer não é algo muito visto! Depois, imagino que não seja assim tão fácil arranjar outro treinador. E quando digo outro, digo um com credenciais e mais certezas quanto a resultados. Pois Pedro Emanuel e outros que tais estão a safar-se e tal, mas ainda são, também eles, uma incógnita.

O que eu ouvi falar foi que o Vilas Boas está por horas no Chelsea (fala-se de Gus Hiddink) e poderá voltar ao Porto. Sinceramente não me acredito, mas...

Deixo é aqui uma palavra de apoio ao Vitor Pereira, que não merece toda esta indignação. Força VP!!! :D

Jubas Indiscreto disse...

Não percebo tanta indignação em torno do VP.

Estão 'vivos' na Champions, no campeonato, estão ao nível dos melhores e na Taça - que não interessa nada - foram eliminados.

Não percebem que até dá jeito excluir uma competição que até nem importa nada!?

GO VP!!

InVicturioso disse...

Eusébio, poderia explicar-te o porque de nao gostar da taca, mas para isso precisaria de um post inteiro. Por isso, reservo esse post para a próxima final disputada nesse excelente estádio que recebe 1 jogo por ano.

Leandro Gomes disse...

A questão da final ser lá tem prós e contras. Mas tens razão numa coisa, é discussão para mais tempo. Mas mesmo que a final no Jamor fosse um completo absurdo, é isso que tira importância à Taça? É por isso que o Porto "não a quer"?

DC disse...

Desculpem intrometer-me mas não acho que a taça seja centralista, nem o facto de se jogar a final da Taça no Estádio do Jamor me faz pensar nisso.

A Taça de Portugal é, para mim, democrática.(quando escreverem o post sobre isso eu venho mandar o meu bitaite)

Quanto ao Estádio, a FPF já admitiu que este ano poderá não ser lá.
Já admitiu que queria fazer obras no estádio mas não obteve autorização.
Tenho pena que não haja mais jogos lá, nomeadamente da Selecção Nacional.


Quanto ao treinador do FCP, vale o que vale, mas... http://www.dn.pt/desporto/porto/interior.aspx?content_id=2139365

P.S. - sempre que quero comentar alguma coisa aqui tenho que escrever 2 vezes(ou copiar o que escrevi vá) porque à primeira tentativa dá sempre erro, é para testar a persistência ou para dar tempo de pensar se é mesmo isto que se quer escrever?

Leandro Gomes disse...

Hmmm... DC, não sei o que será. Nunca me deu erro, nem a outro utilizador (que eu saiba). Só te acontece neste blogue? Poderá ser da net, ou então por não estares 'loggado' antes do primeiro comentário com a tua conta. Não sei... :\

InVicturioso disse...

DC, a mim acontece-me a mesma coisa quando comento antes de fazer o login...