quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Está garantido o apuramento...

...para a Liga Europa.






Além de ter garantido mais umas centenas de milhares de Euros para ajudar a pagar os salários em atraso (pura especulação), o Porto assegurou assim, com a vitória por 2-0 sobre o Shaktar, a manutenção nas competições europeias, depende apenas de si próprio para passar à fase seguinte da Liga dos Campeões e não é impensável de todo que até passe em primeiro lugar. "Basta" para isso que ganhe ao Zenit no Dragão e que o Shaktar, que ainda não venceu um único jogo nesta prova, ganhe ao já apurado APOEL.

Não gostei do jogo, a exibição foi fraca, mas como bem sabemos: está tudo bem quando tudo acaba bem.

Vítor Pereira voltou a mexer no 11 titular, com principal destaque para a titularidade de Djalma, que na minha opinião até esteve razoavelmente bem. É para mim, como já várias vezes o disse, uma opção bastante mais válida que Varela nesta altura. Kléber ficou no banco (e de lá não saiu) e foi Hulk quem fez o papel de ponta-de-lança. Um esquema que Villas-Boas já várias vezes tinha ensaiado na época passada aquando da lesão prolongada de Falcao. Também Belluschi viu o jogo todo sentado tendo jogado Defour no seu lugar que, juntamente com Moutinho e Fernando, formaram provavelmente o melhor meio-campo do Porto que já vi esta época. Mas ainda longe, muito longe de ser considerado "bom".

Não me quero alongar muito sobre tudo o que esteve mal pois isso são coisas que já se repetem há várias semanas. Apenas de referir que o Porto ontem, mesmo quando as coisas corriam mal, teve raça, ambição e vontade de ganhar, coisas que já não se viam há alguns jogos. Para além disto, tivemos um gigante Helton, um trabalhador Hulk e os Deuses do nosso lado, que "desviaram" 2 remates dos ucranianos em direcção ao postes da nossa baliza.

No Domingo recebemos o Braga no nosso estádio num jogo que será provavelmente outra "final" para Vítor Pereira.
Quanto ao "derby" lisboeta, é-me relativamente indiferente quem ganha e quem perde.
Espero que percam ambos e que se lesionem Rodrigo e Aimar para o resto da época no Benfica e Capel e Wolfswinkel no Sporting.



P.S. 1 - Não gostei nada de ver Pinto da Costa dizer no final do jogo que o lugar de Vítor Pereira nunca esteve em perigo. Ao fim de tantas semanas de contestação só agora é que vem a público defender o treinador? E curiosamente a seguir a uma vitória? Assim é fácil...

P.S. 2 - Tanta ambição que tu tinhas, camarada Libras-Boas...

P.S. 3 - Após uma vitória de uma equipa portuguesa na maior competição europeia por clubes, eis que o fantástico e exemplar jornal "A Bola" nos brinda com esta manchete.

1 comentário:

Leandro Gomes disse...

Não vi o jogo do Porto. Mas pelos resumos, penso que tens razão. Vi um Porto, apesar de longe de jogar bem, com muito mais raça e querer, ou seja, o verdadeiro Porto nesse aspecto. E também com alguma sorte. Vi, pelo menos, três bolas nos postes (e não duas). Os ucranianos enviaram duas e ainda houve uma que foi o Helton a defender para o ferro.

Quanto aos PS's, estou de acordo em todos!!!