sábado, 5 de novembro de 2011

Quando é que o pesadelo vai acabar?



Mete dó...mete dó ver esta equipa jogar.

Sempre que começa um novo jogo do Porto, renasce mais uma vez a esperança no adepto que tantas e tantas vezes tem sido posta à prova. "Se calhar aquele último jogo foi muito azar; se calhar Vítor Pereira vai hoje finalmente mostrar que é bom treinador; se calhar hoje a equipa vai estar em forma; se calhar..."
Mas não. Nada disto acontece. Todos os sintomas da hecatombe estão aí, eles não melhoram, pelo contrario, pioram.

Depois de ter conseguido reduzir por completo a confiança de uma equipa que na época passada dominou todas as provas onde participou, Vítor Pereira parece estar agora a querer fazer o mesmo com cada um dos jogadores em particular: Hulk, Moutinho, Varela, Belluschi, Guarin, Otamendi já estão "infectados" pela "doença". Hoje percebemos que James Rodriguez vai pelo mesmo caminho. O que acontecerá a seguir? Helton vai começar a dar frangos a cada atraso do Rolando?

Dando uma vista de olhos pela blogosfera Portista, ouve-se muita vezes a mesma opinião: estamos em primeiro lugar na Liga e na Champions League só dependemos de nós para passar à fase seguinte, devemos manter a confiança no treinador.
Mas alguém duvida que estas ilusões vão desaparecer muito em breve se nada for feito?
Vamos esperar pelo momento em que já não podemos dar a volta a nada para decidir que se calhar é mesmo preciso mudar o treinador?
Quantas mais vezes eu vou ter que ouvir do treinador do meu clube frases do género "Hoje fomos Porto!" a seguir a uma derrota?

É demais...

Eu considero-me um adepto optimista, dou várias vezes o benefício da dúvida, mas o meu limite foi atingido. Perdi toda a pouca esperança que ainda podia ter sobre as qualidades de Vítor Pereira.

Aguardarei pacientemente por melhores dias que certamente virão.

8 comentários:

Leandro Gomes disse...

O Hulk mudou, de novo, o cabelo, mas a qualidade continua a mesma :p

Hoje até vi o jogo com alguma atenção. Muito fraco! Foi o jogo com mais passes falhados do Porto? É que pareceu... Jasus! Outra coisa, como é que uma equipa que jogou com 10 a defender, conseguiu tantos ataques (na maioria contra-ataques, mas pronto)?

O que também me pareceu é que os jogadores estão a 'fazer a folha' ao Vítor Pereira. Não são possíveis algumas das falhas de hoje!

Eu agradeço, mas que aquilo está mau, está...

InVicturioso disse...

eu já me fartei de escrever o que penso que está mal no Porto, mas de jogo para jogo, a coisa vai piorando, por isso já nem sei por onde lhe pegar...
no final da primeira parte, se nao estou em erro, o Porto tinha 65% de posse de bola. no entanto ZERO oportunidades flagrantes de golo (fora o penalty). é ridículo para uma equipa com jogadores desta qualidade.
tem que ser o fim da linha para VP...

DC disse...

Não compreendo este Porto.

Com um central, habituado a jogar a defesa direito na sua selecção, no plantel, mete o pior central da equipa nesse papel.
A equipa não só faz muitas faltas como vê imensos cartões.
O Hulk não consegue arrancar uma única vez, joga 90minutos com um braço ligado, e só lá para os 70minutos fez um passe e um cruzamento acertados.
A bola chega ao Rolando e segue de imediato para o Helton, chega ao Mangala(que tirando uma rosca deve ter sido dos melhores portistas em campo) e inicia-se o ataque.
Álvaro Pereira perde-se com fintas, perde a noção de onde está a bola quando a transporta.
O Kléber corre, mas não tem bola. Já o Walter pouco se mexe e cria as poucas jogadas de perigo da equipa.
James, começa o jogo com força, mas como nada corre bem desaparece, aparece no mesmo lado de Hulk sem consequências...
O meio campo, à excepção de Fernando, na recuperação de bolas, é inexistente(Moutinho, Beluschi, Derfour e Guarín mal se viram, tirando uma ou outra situação muito esporádicas). Quantas vezes se viu James a vir ao meio campo defensivo buscar a bola, para tentar iniciar o ataque?

Se é verdade que, não sem alguma arrogância, muitos dos portistas continuam a dizer "primeiros no campeonato, com hipótese de passar a fase de grupo na CL, estas são as nossas crises".
A paciência começa a esgotar-se. O que me preocupa é não ver ninguém com capacidade de pegar neste conjunto de óptimos jogadores(o melhor, mais caro e equilibrado plantel de que me lembro) e fazer dele uma equipa.

A ver vamos o que se passa nos próximos dias, e pode ser que haja novidades na paragem.

InVicturioso disse...

Caro DC,

assino por baixo.

Nao entendo esta teimosia de alguns portistas em nao querer ver um enorme potencial neste jovem Mangala. Tem umas arestas ainda para limar, é verdade, mas potencial nao lhe falta.
Mete-me dó ver o Moutinho a jogar nesta altura. Sempre que recebe a bola tenta logo ver-se livre dela com passes longos...
O Porto joga demasiado pelo ar, vejo muito pouca bola a ser passada de pé para pé. Enfim, tudo o que de bom tinhamos no ano passado, foi-se num ápice...

Leandro Gomes disse...

Mas olha que, cheira-me, não só pelas declarações mas pela postura, que o Vitor Pereira vai continuar. Pelo menos para já.

InVicturioso disse...

Sim, também me cheira...Nao entendo, juro que nao entendo...

Imagine-se o que terá feito Luigi Del Neri para ter sido posto na rua antes orientar um único jogo oficial?!

Leandro Gomes disse...

Acho que são casos diferentes por um simples motivo: o Vitor Pereira foi uma aposta pessoal do Pinto da Costa. Não quer dar, pelo menos para já, o braço a torcer.

Jubas Indiscreto disse...

O sonho continua...ao que parece, por mais uma semana; - já que movimentações no sentido da 'chicotada' teimam em não aparecer.

Numa altura em que - (os ainda!) - campeões nacionais já perderam tantos pontos como na última época, pode dizer-se que a malta verde e branca anda feliz da vida! :)