domingo, 6 de novembro de 2011

Assim, este ano é para os verdes!

Após o empate do Porto, ontem, eu disse para mim mesmo «o Benfica amanhã é prejudicado». Dito e feito. Quero começar por dizer que adoro o 'benfiquismo' do Pedro Proença. Já há uns anos adorei o seu gosto pelo clube da Luz quando deu o empate ao Porto, no Dragão, depois de assinalar um penalti sobre Lisandro Lopez, quando este caiu com o sopro do Yebda. Hoje voltou a ser papoila saltitante quando disse ao Emerson que tem de jogar sem braços. Ironia mode off. Detesto o palhaço, que de benfiquista não tem nada. Mas também, para os não benfiquistas, tudo é benfiquista. Árbitros, comunicação social, seguranças, tudo. Por isso, ele também deve ser...

Passando ao futebol. O Benfica voltou a desiludir. Depois de dois jogos fracos para a Liga, mais um para a Champions, o meu clube volta a jogar pessimamente. Mal, vá. Jesus não ajudou muito, na minha opinião. A falta de luz em Braga também prejudicou. O Pedro Proença ainda mais. Mas o Benfica foi fraco, ponto! Tenho mesmo muita esperança que esta pausa para selecções, mais Taça (onde deve haver poupanças), faça bem aos habituais titulares do Benfica, senão, o também fraco momento do Porto não é aproveitado, e quem fica a ganhar é o Sporting que, se já era forte candidato ao título, este ano, agora ainda mais...

A primeira parte foi ridícula. Péssimas condições do estádio. Foram três (!!!) as paragens por causa da luz. Inadmissível na primeira divisão, principalmente de um clube que se diz o novo 'grande'. Não passa de um clube razoável, que há três anos que é beneficiado pela arbitragem. O relvado também não me pareceu grande coisa.

O Benfica foi então para intervalo a perder por 1-0, golo sofrido num penalti inventado. Acho que estes casos só param de haver quando se decidir que todo o tipo de mão é falta, pois bom senso é o que não há em Portugal. A famosa dúvida «mão na bola ou bola na mão» irá continuar.

No segundo tempo, os únicos 45 minutos de futebol (quer dizer, a qualidade não sei se permite chamar de futebol), o jogo também foi fraco. Nulas as oportunidades de golo, salvo uma de Lima, cortada por Luisão, e outra de Rodrigo, no último segundo, que poderia ter dado a vitória, não merecida, ao Benfica. E o golo do empate, claro.

A 'flash' dos bracarenses foi gira. Para o ressabiado do Quim, foi «o jogo com menos trabalho que teve». Não que não tenha razão, mas nunca ninguém diz isto. Já o seu treinador, que costuma dizer o nome do adversário, hoje tratou o Benfica, precisamente por, adversário. São bem mandados! Mas as próprias declarações são excelentes. Jardim diz que o Benfica só marcou numa sorte do Rodrigo, num ressalto. Deixa estar que marcar num penalti arranjado tem muito mais mérito... Já o Quim diz não ter tido trabalho hoje. O Artur deve estar cansadíssimo! Enfim...
Ao pessoal do Benfica, o jornalista insistiu na pergunta: ganharam um ponto ou perderam dois? Nem Jesus nem Aimar souberam responder. Mas até é fácil. Dada a péssima exibição, ganhamos um ponto. Mas mesmo jogando mal, se o jogo fosse justo, tínhamos perdido dois pontos, por incrível que possa parecer.

Resumindo... péssimo jogo de ambas as equipas, mas da parte dos encarnados é que me preocupa, pois é o quarto jogo seguido a criar poucas oportunidades, a estarem desconcentrados, a jogarem sem alegria, e a custar em marcar golos. Espero melhorias, senão, adeus título, mais uma vez.


Aproveito o 'post' para falar de outro campeonato. Por terras espanholas, o Real Madrid, de manhã, goleou o Osasuna por 7-1, com mais um hat-trick de Cristiano Ronaldo. Já à noite, o Barcelona comprometeu, em Bilbao, ao empatar por 2-2. E podia ter perdido, Messi empata a partida nos descontos, depois de um erro infantil do central da equipa caseira. Será o ano do Real Madrid? O segundo de Mourinho costuma ser glorioso... Assim espero.

11 comentários:

Bearholic disse...

Eu não concordo com a análise á arbitragem (como já é habitual), até porque para mim, se dúvidas há neste penalty, não há dúvidas para mim que é mão do javi, no lance em que o mossoró reclama com o árbitro.

Mas passemos ao jogo: Acho que tanto o benfica como o braga não fizeram um jogo "péssimo", mas acho que o braga foi superior e mereceu vencer. Acho ainda que o benfica tem dois factores que vão contribuir para melhores resultados. Artur moraes e a experiência acumulada. A ver vamos. Por mim, prefiro ver o benfica ou o braga a jogar que este porto.

Leandro Gomes disse...

Bearholic, em primeiro lugar, sê bem vindo :) Espero que fiques 'cliente' doo blogue.

Precisamente por nunca teres comentado, pelo menos com esse nome, não percebi o "como já é habitual".

Deixa-me rectificar uma coisa. A mão do Javi, que não sei como não tens dúvidas que seja penalti, visto que nenhuma das imagens tira as dúvidas e a que melhor mostra o lance não mostra nenhuma mão, foi num lance que já estava anulado por fora-de-jogo ;)

O Braga foi superior e mereceu vencer? Não acho. Sem dúvida que teve mais posse e mais ataques/remates, mas que perigo surgiu deles? Se o Quim veio dizer no final do jogo que foi o jogo com menos trabalho, diz-me em que lance é que o Artur teve trabalho... Pois. Posse de bola e ataques/remates não chegam para ganhar, muito menos para merecer ganhar. Foram ambas fracas, a meu ver, e foi um jogo fraco. Não só por culpa das equipas, como já disse.

Voltando à arbitragem. Vi também uma falta duríssima do Alan ao Javi que deu apenas amarelo. Se bem me lembro, num lance entre estes dois, no ano passado, o espanhol foi expulso por menos, bem menos. Vi também uma agressão do Douglão ao Gaitán, e mais um amarelo. Mas o Javi é o asassino :)

E o Porto está mal, mas o Benfica não está muito melhor. Muito menos o Braga. Já o Sporting assusta. Vamos lá ver o que o futuro nos reserva...

Bearholic disse...

Sou o Nuno e costumo comentar no facebook, mas comentarei por aqui agora. De resto, acho, sinceramente que o sporting não está assim tão bem. Está embalado apenas, mas sinceramente, duvido que vá a luz buscar alguma coisa. Espero que sim, como e óbvio, mas não é provável. E ainda assim, parece.me mão. De resto, não concordo assim tanto com a análise, mas é relativa. Tenho que admitir que passou mais por posse de bola que jogo á beira da baliza, mas ainda assim o braga foi melhor em vários aspectos. A falta do Alan, é amarelo e não a compares á do ano passado, uma agressão.

Ps: Gosto do futebol do braga, sinceramente. Não foi dos melhores jogos, mas gosto.

Leandro Gomes disse...

Mesmo sendo fora-de-jogo, parece-te mão? Essa está boa :p

E a do Douglão? Também não se compara à "estrondosa agressão" do ano passado? Desculpa lá, mas não concordo contigo, de todo.

Quanto ao Braga, joga mal. Mas se gostas, quem sou eu para te mudar de opinião?

E sim, o Sporting não passou de 8 a 80. Aliás, mesmo com o Benfica assim, eu acho que o Sporting perde na Luz. Eles têm um excelente ataque. Mas a equipa é jovem, e a defesa continua com fragilidades. O Benfica pode, repito PODE, aproveitar. Não a jogar assim, mas espero que esteja melhor...

Bearholic disse...

Pá, não me lembro dessa parte do lance, sendo assim as minhas desculpas, sendo fora de jogo não tem importância obviamente. É que eu tava a ver o jogo num canal húngaro e aquilo passou logo para as repetições da mão e sem o auxiliar dos comentadores é complicado.

Há duas outras coisas: O gosto de estilos não se discute. Mas o braga faz algum consenso pelo bom futebol por estes dias, pelo menos para o seu nível. Chegou a alturas em que deu algum banho de bola a um benfica meio perdido. E em segundo, o benfica fez metade dos remates do braga, no jogo todo. É qualquer coisa. Além disso lembro.me de bons jogos, como o que fez em inglaterra, com o birminghan, se não estou em erro. Tem algumas deficiências, mas no geral, tem um futebol bastante jeitoso e eficiente. Mas como é óbvio cada um gosta do que gosta.

Leandro Gomes disse...

Sim, foi fora-de-jogo. Não sabia que não tinhas comentários. Estás perdoado :p

Pronto, se calhar exagerei. Obviamente que não jogam mal. O que acho é que não jogam o que o pessoal faz querer que jogam. E mais, acho que são a equipa mais beneficiada de Portugal há três anos para cá. Então no ano do título do Benfica foi um exagero incrível. Lembro-me de muitos jogos escandalosos. Com o Benfica e com o Guimarães, é certinho. Em Braga, quase sempre. Eles nem jogam mal, mas também não jogam bem. São aquela equipa que está bem, mas bem longe dos três grandes (não neste momento, dada a qualidade actual do Porto e Benfica), mas são melhorzito que o resto dos clubes, normalmente. Mas gosto muito mais de ver jogar uma Académica, por exemplo. O Marítimo também joga bem melhor, na minha opinião. Mas nos momentos decisivos, o Braga te uma ajudinha. Isto, dos jogos que vi. Não acompanho o Braga todos os jogos...

Leandro Gomes disse...

PS - Quem agrediu o Gaitán foi o Djamal, e não o Douglão. Vi agora nos resumos e enganei-me no jogador. Fica por mostrar um vermelho aos... 6 minutos!

InVicturioso disse...

Vi o jogo do inicio ao fim, concordo com algumas coisas, menos com outras.

Primeiro, parece-me ridículo o Jesus vir dizer que a paragem da Luz favoreceu o Braga. Porque? Porque foram eles os primeiros a marcar? Se tivesse sido o Benfica o primeiro a marcar tinha sido o Benfica o favorecido? Jesus, no seu "melhor"...
Por outro lado o Jardim também nao esteve melhor ao dizer que com 11 jogadores em campo (um jogador estava a ser assistido fora das 4 linhas) nao tinha sofrido aquele golo, é que apesar de só estar a jogar com 10, todos os jogadores estavam atrás da bola.

Talvez tenha sido por estar á espera de ver o Benfica melhor, mas eu gostei de ver o Braga jogar. Foi realmente um jogo de "olhos nos olhos", coisa que é muito rara em qualquer adversário do Benfica. Nao me acredito que o Porto tivesse feito melhor que o Benfica no jogo de ontem.

Quanto a mim o penalty nao existe, a única maneira de ele nao tocar com o braco seria levanta-lo, se o levanta e a bola por acaso lhe toca seria também penalty, por isso...É preso por ter cao e preso por nao ter.

Nao concordo muito com o Eusebio na sua exigencia por 1 cartao vermelho aos 6 (!!!) minutos...A falta nao foi bonita, mas acho que nao fazia sentido estragar logo assim o jogo por uma falta que nao pos em risco a integridade fisica do Gaitan. E olha que também uma falta parecido do Garay na segunda-parte, quando ele salta e nao acerta na bola, depois poe a mao a frente da cara do Alan para empedir que este se isole...

P.S. - que recepcao deliciosa do Rodrigo ao passe de 15 metros do Bruno Cesar!!!

Leandro Gomes disse...

InVicturioso, o Garay agarrou o Alan (apesar de ter sido na cara, sim). O Djamal deu uma cotovelada propositadamente no Gaitán. O facto de ser aos 6 minutos não invalida a expulsão. Ou há uns minutos iniciais onde são permitidas agressões? Já revi os resumos e é claramente agressão, se fosse simples falta eu não pediria vermelho. Podes ver no tvgolo.com e depois diz qualquer coisa ;)

Sim, esqueci-me desse pormenor no meu 'post'. Rodrigo continua em grande. Cada vez mais acho que vai dar jogador. Essa recepção é de classe!

Leandro Gomes disse...

Ah, e se dúvidas houvessem quanto ao Braga ser a Equipa B do Porto, basta ver as declarações de todos os bracarenses, com grande destaque para as de Alan, de rir.

Só lhe perguntam o que achou da cena da electricidade e este responde a seguinte pérola: "quando o Porto foi à Luz ligaram a rega"

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Enfim...

Jubas Indiscreto disse...

Ao que parece, a maldição do JJ em terras do Minho está para durar! :)

Foi - (somente!) - o 5º jogo sem vencer na cidade do 'Canudo' como treinador das 2 equipas.

E ainda bem..! - para os Verdes! :p

Lá safa o 'RodriBoy', que rubricou o seu actual bom momento com o quarto golo apontado em 3 encontros consecutivos...

PS - Devo dizer que não poderia ter tido melhor fim de semana futebolístico...