quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Empate com sabor a vitória...

Duelo histórico na Liga dos Campeões. Portugueses contra ingleses numa luta de diabos, vermelhos. Bem, também se poderia apelidar do 'duelo das chiclas', visto ser um Ferguson vs Jesus. A verdade, e isto é que interessa, é que essa luta foi ganha pelo Benfica. Não ganhou o jogo, é certo, mas ganhou a luta. Com o 2-2 em Manchester, o Benfica apurou-se para os oitavos-de-final e ainda ficou no primeiro lugar. Agora, basta vencer a equipa mais fraca do grupo, em casa, para garantir essa posição, que poderá a vir a ser muito importante no próximo sorteio. Grandes!

Outros que foram grandes, os adeptos. Com certeza não fui o único a reparar que, tirando alguns minutos no início do jogo e mais uns poucos após o segundo golo da equipa caseira, todo o resto do jogo foi controlado pelos adeptos portugueses. Os benfiquistas tiveram a chama imensa dentro de si e calaram, na maioria do tempo, o 'palco dos sonhos'. Calaram uma das massas associativas mais carismáticas do futebol mundial. É lindo!

Falemos do jogo... Foi um Benfica personalizado e com atitude positiva o que entrou em Old Traford ontem à noite. E começou da melhor maneira, marcando aos 3 minutos de jogo. Com alguma sorte à mistura, é certo, mas penso que se não fosse o Jones a encostar, seria o Rodrigo. E mesmo com o golo o Benfica continuou forte, num campo e condições difíceis. É de louvar. E foi uma boa meia hora do Glorioso, até ao golo do Manchester. Foi o golo que mudou tudo. Deu ânimo à equipa da casa e o Benfica encostou-se um pouco atrás. Mas este golo que mexeu com o jogo, foi em fora-de-jogo.

A segunda parte foi dominada pelos ingleses e chegaram mesmo à vantagem num golo de Fletcher, após grande cruzamento do Evra. O Benfica, felizmente, reagiu e empatou dois minutos depois. Falha de De Gea, recuperação de Bruno César e golo de Aimar. Até final foi um sufoco, e a lesão de Luisão só piorou as coisas. Mas com categoria e garra/paixão seguramos o importante empate. Que se poderia ter transformado em vitória num arranque fenomenal, já perto do final, de Rodrigo. O remate saiu a centímetros do poste...

Foi então uma boa exibição do Benfica, que pontuou num campo onde nunca o tinha feito. Witsel foi um guerreiro no meio-campo. Para mim, o melhor do Benfica. Artur, fez também um par de grandes defesas e mostrou sempre serenidade em campo. Que diferença em relação a Roberto... Jesus está também de parabéns. Tem aprendido com os erros. Foi a um campo complicado e não inventou. Boas escolhas. Resta dizer que não apreciei muito Gaitán. Começou bem, mas passou todo o resto do tempo em campo a mostrar-se a Ferguson (recorde-se que o escocês tem elogiado bastante o argentino e os Red Devils estão interessados no jogador). Perdeu muitas bolas e foi inconsequente. Que volte ao normal...
Uma palavra também para Nani, o português foi o melhor dos adversários.

Até agora, excelente fase de grupos, com tudo para terminar em beleza... no primeiro lugar! Num grupo com o Manchester United, é obra.

Agora vem o 'derby' com o Sporting, o mais forte Sporting dos últimos anos. Não será nada fácil, e a lesão do patrão Luisão só vem complicar. É o comandante que não estará em campo, mas também a destruição de uma grande dupla de centrais. Vamos ver... E que o Rodrigo volte aos golos, e Cardozo a jogar.

Cumprimentos europeus :)

6 comentários:

InVicturioso disse...

foi uma exibicao sem dúvida muito personalizada e organizada, digna de uma equipa de Champions. mas, nem por isso das mais convincentes...sinceramente vi a equipa do Benfica relativamente perdida a partir dos 20/25 minutos quando tinha que atacar, perdendo bolas muito facilmente. foi sem dúvida o espírito guerreiro que deu este resultado ao Benfica e nao tanto um bom futebol jogado, por isso, se eu fosse benfiquista, nao me punha já em euforias como já fui lendo na imprensa lisboeta.

o mais impressionante da noite para mim, foram mesmo os adeptos benfiquistas. inacreditável como conseguiram transformar o ambiente de Old Trafford num ambiente de jogo "em casa". impressionante.

é óbvio que é fenomenal poder terminar em primeiro no grupo, faz toda a diferenca.

está confirmado que Luisao nao joga no sábado?

DC disse...

Gostei bastante do jogo ontem. Estou um bocado o InVicturioso, no entanto compreendo toda a festa à volta do jogo, até porque me lembro, e muito bem do empate do a uma bola nesse mesmo estádio.

A fase em que notei mais a dificuldade em sair para o contra-ataque foi, já depois do 2-2, quando o responsável pelo lançamento dos mesmos era responsabilidade de um já esgotado Aimar.
Houve ali duas ou três saídas em que se houvesse alguém mais fresco, e face à lentidão do meio-campo adversário, talvez o desfecho pudesse ter sido uma vitória para o clube português.

Leandro Gomes disse...

Estou de acordo convosco. Aliás, eu não disse que jogamos bem. Disse precisamente o que disse o Invictas. Entramos organizados e fomos guerreiros todo o jogo, sofrendo, na defesa, os ataques do Manchester.

O que não tira mérito, pois nem sempre se pode jogar melhor que o adversário (principalmente contra adversários destes) e sair com resultado positivo é mesmo isso, positivo.

Obviamente também concordo, como escrevi no 'post'm que impressionante mesmo foram os adeptos. Foi de arrepiar! Mesmo vendo/ouvindo pela tv...

Quanto ao Luisão, acho que não é oficial, mas é o mais certo (que não jogue) :\

InVicturioso disse...

xelente! e espero bem que seja o Jardel a substituí-lo!:P

InVicturioso disse...

já agora, nao percebo porque é que o Benfica já está apurado!...
Qual é o segundo critério de desempate? Nao é a goal avarage? É que se sim, entao neste momento o ManU está a frente do Benfica. E nesse caso, se tanto Benfica como ManU perderem pelo mesmo resultado na ultima jornada, passam Basel e ManU...

Leandro Gomes disse...

É o confronto directo! O Benfica está à frente do Man Utd ;)

E o Benfica nunca perderá com o Otelul :p