segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O clássico, a jaula e a Francesinha.

Sábado foi dia de alegria e tristeza.

Sábado, foi um daqueles dias em que na mesma mesa conviveram a gargalhada trocista e o sorriso satisfeito do Eusébio e o olhar mais analítico e cabisbaixo do Jubas.

Após feitas todas as análises, ataques e contra-ataques da massa crítica, vamos debruçar-nos um pouco sobre aquele que foi o clássico do último fim-de-semana.

Lamentavelmente, a eficácia do Sporting não acompanhou o apuro do molho da Francesinha. Devo deixar uma ressalva à atitude da turma de Alvalade e uma nota de especial apreço aos adeptos que nunca deixaram de gritar pela sua equipa, - no entanto, quero deixar público que reprovo o comportamento negligente de vandalizar o estádio do adversário; são coisas que já não deveriam acontecer no futebol ocidental, têm que ver com falta de civismo e demonstram uma manifesta falta de saber-estar.

A meu ver, a ‘jaula’, como lhe chamam, poderia e deveria ter sido ignorada e não lhe deveriam ter dado a visibilidade que esse assunto não merece; - mas enfim, uma simples rede é transformada em caso e depois alvo de actos negligentes por parte de uma massa adepta que até tinha razões de queixa em relação à recepção e tratamento dados por parte da organização do jogo já que, pelo que se viu, muitos foram os adeptos com entrada concedida no recinto já depois de o jogo ter começado.

Mas vá, chega de ‘filmes’, vamos ao jogo.

Considero termos assistido a um bom espectáculo, um jogo interessante, bastante táctico mas sem perder em emoção, pois estamos a falar de um dérbi. O Sporting podia ter feito bem melhor, mas não foi eficaz e foi o Benfica quem saiu de sorriso nos lábios.

O Benfica apareceu igual a si mesmo. Embora sem a contribuição do seu timoneiro, Jesus aborreceu muitos adeptos ao preterir Miguel Vítor a favor de Jardel…ouvi comentários de que o Benfica já tinha começado a perder o jogo, mas não foi assim.

O Benfica marcou num momento chave do jogo. Aproximava-se o final da 1ª parte e todos sabemos o que faz um golo no enfiamento do intervalo; enche o peito a 11 e deixa a cabeça de outros 11 à roda. Nesse momento, mesmo com Jardel em campo, o Benfica começou a ganhar o jogo.

Foi um jogo muito disputado, com a diferença a ser encontrada num lance de bola parada. Um lance deu em golo e outro acabou por ir à barra, - que bilhete de Gaitán! Só joga bem quando o Ferguson não o está a ver!

O Sporting bem cheirou a baliza de Artur Moraes, mas não concretizou. O empate seria o mais acertado, mas faltou o golo.

O Benfica mudou alguns jogadores, como foi o caso de Cardozo. Com isso, ganhou mais estatura e menos um jogador após a expulsão rigorosa de Capela. Era evitável, mas desde cedo se viu que o árbitro iria controlar o jogo à base dos cartões exibidos. Com o critério fechado que adoptou, tinha de ser…

A entrada de Carriço foi estratégica, diz Domingos...mas ainda estou a pensar em que é que ele é melhor que Martins. É que tenho as minhas dúvidas…até para defesa-central. Todavia, o Sporting mostrou que vai a todos os jogos para ganhar, de igual para igual. Mostrou estrutura e mentalidade.

O Benfica sai de parabéns deste fim-de-semana, souberam sofrer e aguentar depois do esforço continuado pós-Manchester.

Um clássico é sempre um clássico, mas o Sporting saiu de cabeça erguida e consciente de que ainda há muito campeonato para ser jogado, - nada está decidido!

De ressalvar a minha alegria do serão...

O Real espetou 4 batatas aos eternos rivais da cidade e dilatou a diferença para 6 pontos em relação ao Barcelona! O menino ‘bom, bonito e rico’ marcou 2 de penalti e aumentou a diferença de golos para a ‘pulga’, que saiu com umas trombinhas à ‘Mário Soares’ do recinto do Getafe – embrulha! Um mimo! J

Pelo menos, a Francesinha soube-me um bocadinho melhor. Obrigado CR7.

12 comentários:

InVicturioso disse...

Pois eu acho muito bem que se fale da "jaula". Quando se tratam os adeptos como animais, é normal (mas reprovável) que eles acabem por reagir como animais. E por amor de Deus, nao sejam santinhos e percebam que o facto da jaula ter sido estreada logo no jogo com o Sporting nao é coincidencia nenhuma...

Gostava só de relembrar que em Inglaterra, depois do trágico desastre Hillsborough em 1989, é proibido todo e qualquer tipo de vedacao nas bancadas.

Quanto ao jogo o resultado mais justo seria provavelmente um empate.
Cardozo esteve muito apagado e tenho dúvidas que tenha sido bem expulso.
Aimar continua a espalhar magia a cada vez que toca na bola.
Artur...bem...Para Artur comecam a faltar adjectivos.

O Sporting fez um bom pressing, era evidente que nao ia jogar no contra-golpe como afirmou JJ, mas pura e simplesmente falhou golos escandalosos com destaque para aquele onde o Artur se esqueceu que a bola ainda nao tinha saído.

Leandro Gomes disse...

Deixei a análise para o Jubas. É sempre mais difícil escrever quando se perde, mas este blogue impõe-se na diferença, e o Jubas provou-o com qualidade e bom senso ;)

Resta-me concordar com tudo. O Benfica ganhou na eficácia, na raça e na organização (principalmente depois da expulsão exagerada). O Sporting mostrou que está na corrida, que a forma actual é excelente e encostou o Benfica às cordas na Luz.

O golo de Gaitán seria o golo da época, era genial. E Artur confirma que vale pontos. Grande, grande guarda-redes! Já agora, sou só eu que acho o Aimar o jogador com mais classe que passou em Portugal? Que pequeno génio... E não esquecer o Javi Garcia. Além do golo que deu a vitória fez 31 (sim, 31!!!) recuperações de bola. É um trinco moderno, e imprescindível no 'onze' da Luz.

É de facto de lamentar o que fizeram os adeptos do Sporting, assim como a recepção por parte do meu clube. As rivalidades deixam-se para dentro de campo. Fora, temos de ser um país civilizado. Mas se nem o somos no dia-a-dia, iria ser o futebol a mostrar? É o país que está de rastos :(

Grande jogo, grande jantarada! E depois do clássico português, eu e o Jubas tivemos tempo de mandar vir um fino e brindar ao Real Madrid e ao 'menino' :)

Leandro Gomes disse...

Nélson, a 'jaula' foi uma cópia do que existe no estádio do Barcelona e do Bayern, entre outros. Acho que o problema não é a rede que até poderá fazer falta em alguns jogos. Não com pequenos clubes, nem mesmo com o Sporting, mas por exemplo para receber adeptos do teu clube.

O que esteve mal, por parte do clube da Luz, foi a organização. Alguns adeptos leoninos entraram tarde no estádio, o que não pode acontecer num estádio moderno como é o da Luz. E a estreia da 'jaula' poderia ter sido antecipada ou adiada. Alguém tinha de estrear, obviamente, mas poderiam ter evitado o Sporting, pois já se sabia que daria que falar... Afinal de contas, estamos em Portugal, e são clube rivais.

Como bem disseste, em nenhum destes erros eu acredito em coincidências, e portanto, o Benfica esteve mal.

Agora, os actos de vandalismo, nomeadamente o incêndio, faz o Sporting perder toda a razão. E era algo completamente desnecessário, mais ainda que as decisões dos encarnados.

DC disse...

Sobre a jaula, acho, que por uma questão de segurança de todos os intervenientes no espectáculo, deveria haver a toda a volta do 2º anel, e provavelmente junto ao relvado também.

Estas redes nada têm a ver com as grades de Hillsborough. E são eficazes para coisas tão simples como uma queda involuntária de um objecto ou pessoa de um anel para outro, para um fosso ou, evitar que casualidades, como aconteceu recentemente num jogo do Granada, em que o árbitro assistente levou com um guarda chuva que um adepto deixou fugir(pela análise das imagens conclui-se que foi involuntário).

Separar adeptos de clubes rivais também me parecem um método eficaz, de qualquer das formas, se as claques ficassem do lado de fora do estádio essa necessidade seria bem reduzida.


Quanto ao jogo propriamente dito concordo com a análise feita.

P.S. desculpem a intromissão constante, prometo que me vou esforçar para me cingir à leitura.

InVicturioso disse...

Absolutamente desnecessária essa provocacao do "mas por exemplo para receber adeptos do teu clube".

Tenho perfeita consciencia que existe no seio dos adeptos do meu clube alguns grupos violentos, tal como os há nos adeptos do Benfica e do Sporting.
Essa de querem fazer dos adeptos portistas os únicos violentos em Portugal, é realmente incompreensível...
Basta relembrar o lancamento de um very-light, o espancamento da equipa de hóquei do FC Porto, a guerra de pedras num jogo de futsal, etc...

InVicturioso disse...

Caro DC,

nao peca desculpa por intervir! Faca sempre que o entender, é para isso que o Blogue existe!:)

Quanto ao desastre de Hillsborough, é evidente que o tipo de rede nada tem a ver, mau era pois já passaram mais de 20 anos desde entao!

Leandro Gomes disse...

Em primeiro lugar, DC, estás enganado. Não incomodas nada, bem pelo contrário. É isso que queremos! Leitores activos e com opinião. Quantos mais a ler e comentar, para nós melhor ;)

InVictas, mais uma vez interpretaste-me mal. Já me conheces há muito tempo para esse erros! Quando disse o que disse não estava nem a provocar-te, nem a dizer que os adeptos do Porto são os piores e mais violentos. Estávamos sim a falar do Estádio da Luz e os adeptos mais terríveis que lá vão, dada a grande e exagerada rivalidade actual, são os do Porto. E como estamos, já há alguns anos, num clima temível para o bem estar dos adeptos nos jogos entre estas duas equipas, a 'jaula' pode sim minimizar estragos nesses jogos, e não só na Luz.

Tu entendeste mal ;) Até porque não preciso mandar bocas para dizer que existem adeptos anormais no teu clube, como no meu e como em todos, ou muitos. No entanto, e apesar desses tristes casos que falaste, quem ganha em comportamentos do tipo é mesmo o teu clube :) E não é provocação, são factos! Só não associes isso ao meu primeiro comentário sobre a recepção "aos adeptos do teu clube" porque não teve nada a ver.

InVicturioso disse...

Ah...agora já dizes Invictas! É que há bocado escreveste "Nélson" e nao fazia ideia a quem te referias...:P

Leandro Gomes disse...

Sorry, Nelson é um amigo meu portista, grande nabo, e como costumo falar com ele de futebol, enganei-me. Foi do hábito! ;)

GT disse...

Eu acho k a tal "jaula" só devia ser usada em grandes jogos, rivais.
Agr acho k para a liga dos campeões acho k é completamente desnecessário, tanto k digo o mesmo para o resto das equipas do campeonato.

InVicturioso disse...

Caro GT,

nao concordo muito com essa opiniao...
nesse caso estaríamos a distinguir clubes com adeptos "bons" de clubes com adeptos "maus", ora como bem sabemos, todos os clubes tem adeptos bons e maus.

Leandro Gomes disse...

Concordo com o GT, por acaso. E não se trata de distiguir adeptos 'bons' de 'maus'. Mas sim, como eu disse atrás, distinguir jogos de elevado risco dos que não o são. Isso já é feito, até pela PSP. É normal, e não só em Portugal. Sem estar a comparar os adeptos do Porto aos de outro clube, em termos de qualidade, achas que é igual ir o Porto à Luz ou o Beira-Mar? Parece-me clara a resposta.